7 "Versículos" conhecidos que NÃO estão na Bíblia

Quem nunca se apegou a versículos imaginários, declarando-os com fé, como se fossem bíbicos?! Creio que todos os pregadores do mundo, em algum momento do ministério, acabou verberando: "A Bíblia diz..." quando, na verdade, ela não diz.
Muitos de nós fazemos algumas afirmações descuidadas, talvez por ouvirmos com frequência de pregadores respeitados, e nos esquecemos que estes também falham.
Veja alguns exemplos de "versículos" que NÃO ESTÃO na Bíblia:



1) Quem tem promessa não morre - esta afirmação, além de não estar na Bíblia, desmente o que a Bíblia diz. Muitos crentes, mesmo recebendo a promessa, podem morrer sem que elas se cumpram por ene razões. Sobre isso, um claro exemplo é o que a Bíblia diz sobre os mártires e heróis da fé:

E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados

(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa. - Hebreus 11:36-39



Portanto, dizer que "quem tem promessa não morre" é contrário ao que dizem as Escrituras.



2) Quem não vem pelo amor vem pela dor - Deus tem poder para converter o coração de qualquer pecador, inclusive influenciando suas vontades, mas não é assim que Ele age. O Senhor sempre faz o convite respeitando a decisão do homem em aceitar ou recusar o chamado. É verdade que, em certos casos, Deus trata com a pessoa, dá-lhe chances intermináveis de arrependimento, interfere em seus caminhos, fecha o cerco, mas em muitos casos a pessoa continua rejeitando o Evangelho. Não é errado afirmar que "alguns vem por amor" e "outros vem pela dor", mas não se pode crer que se não vier de uma forma, terá que vir de outra; Deus sempre irá respeitar a decisão daqueles que não vierem de jeito nenhum.



3) Vinde a Mim como estais - Já tivemos a oportunidade de ler este "versículo" em faixas e cartazes evangelísticos, já o ouvimos em pregações, mas é apenas mais um exemplo de coisas que a Bíblia não diz. É comum que pessoas insistam que já leram este texto na Bíblia - mas nunca se lembram de onde está escrito - e algumas complementam: "assim que eu encontrar te digo onde está". Acontece que esta frase é confundida com o versículo que narra as palavras de Jesus em Mateus 11:28:


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

O problema do "Vinde a Mim como estais" não está apenas no fato de ser ou não ser um versículo bíblico, mas em ser usado como conforto para quem quer seguir a Cristo sem precisar abandonar o pecado. Longe disso, o versículo verdadeiro, com o qual esta frase é comparada é seguido por outros, que formam um contexto:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. - Mateus 11:28-30

4) O cair é do homem, mas o levantar é de Deus - Mensagem de ânimo para quem não está firme na fé e/ou acabou de cometer algum deslize. Parece ser um "versículo", mas também não é. Além disso, coloca aquele que caiu em uma posição confortável de quem caiu e agora Deus deve fazer a parte d'Ele, que é levantá-lo. Também confundindo com um versículo bíblico, esta frase distorce o sentido bíblico da mensagem, que diz:

Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. - Provérbios 24:16

Se o homem não tomar uma posição e decidir levantar-se após a queda, o Senhor não irá restaurá-lo. O filho pródigo, após tomar a sua parte na herança, tendo esbanjado tudo, pôde perceber a péssima escolha que fizera e exclamou:  "Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; (...) E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. - Lucas 15:20.

Portanto, o cair é do homem, e o levantar também



5) "Deus tarda, mas não falha" - Mais usado em ditos populares do que em pregações, mas também é uma farsa. Além de não estar na Bíblia, a afirmativa não condiz com o que a Bíblia diz. Ainda que Deus não atenda no tempo que nós esperamos, Ele nunca tarda:

Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. - 2 Pedro 3:8,9



Deus não tarda, e também não falha.


6) "Eu venci o mundo, e vós vencereis também" - Este "versículo" é um dos mais queridos, pois metade dele está na Bíblia, mas não ele todo:
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".- João 16:33


7) "Os viciados não herdarão o Reino dos Céus" - Este tão consagrado e propagado "versículo" também não está na Bíblia. A Igreja Cristã normalmente prega contra vícios pelo fato de serem contrários a um dos principais frutos do Espírito: o domínio próprio (ou temperança). O que de mais parecido com isso que se pode encontrar nas Escrituras é a menção de "beberrões" na lista de pecadores de 1 Coríntios 6:9.



Há muito mais coisas que a Bíblia não diz, mas são ditas por pregadores. Deixaremos para abordá-las em artigo específico.

Comentários