O Pregador Eficiente

A pregação está longe de ser uma atividade fácil. Ao menos não é para aqueles que levam a sério este importante ministério.
O pregador eficiente é aquele que alcança com sucesso os objetivos de sua pregação através da atenção e da compreensão de seus ouvintes.
Não há nada mais desgastante no ministério de um pregador do que uma plateia desatenta ou desinteressada, o que geralmente acontece por falta de preparo e/ou habilidade do próprio pregador.
Mais prejudicial ainda é ser aquele pregador que, apesar de deter a atenção do público, passa uma mensagem distorcida do Evangelho. Não adianta ser bom no entretenimento, fazer um bom jogo de palavras, criar frases de efeito, mas não conduzir os ouvintes à Sã Doutrina.
O pregador eficiente é aquele que apresenta uma pregação clara, coesa, com uma linguagem simples e acessível a todos. Ele não cansa o público falando de si mesmo ou exibindo seus conhecimentos técnicos, mas apresenta a Mensagem com segurança.
O bom pregador é cuidadoso com o texto sagrado, é um estudante em gerúndio permanente. A busca pelo conhecimento é a pavimentação de seu ministério, e o Espírito Santo o seu Condutor.
Infelizmente, o experiencialismo tem possuído os púlpitos cristãos. Atenção exagerada é dada a demonstrações de poder e a revelações, enquanto o conhecimento bíblico vai sendo esquecido a cada geração.
O exame das Escrituras está sendo substituído pela experiência pessoal, a santidade como oferta agradável ao Senhor está sendo substituída por ofertas financeiras generosas, e o amor vai esfriando a cada dia, principalmente entre pregadores famosos.
Da falta de conhecimento surgem as heresias, as inverdades e os ventos de doutrinas, que levam a Igreja a reconhecer como legítimas práticas bizarras, totalmente contrárias à obra do Espírito Santo.
O Senhor está levantando um exército de pregadores para esta última hora; pregadores dispostos a levar uma pregação em que Cristo seja o centro. Se você está lendo este artigo, é certo que Ele conta com você.

Querido pregador, não negocie o seu ministério. Não negocie o Evangelho.

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." - 1 Timóteo 4:16.

Comentários